segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Porta Celular MAPUTO

Produto em CAPULANA
Continuando a inclusão de nomes de cidades de Moçambique nos produtos da Belecar apresento a vocês o Porta Celular 
MAPUTO.

O PRODUTO
Bolsinha em capulana forrada com feltro. Algumas com costura em ponto decorativo. Possui alça curta e fechamento com ziper.
Mede 8,5 cm x 15 cm

Costura bordada














Para minha alegria, as primeiras clientes que compraram o Porta Celular Maputo, já encontraram outras utilidades para ele: moedeira (carregar dinheiro); porta óculos, organizar pequenos objetos de higiene do dia a dia na bolsa, etc.


MAPUTO

Produto em Capulana
Maputo é a capital de Moçambique situada na costa leste de África (Oceano Índico).  Ela fica a beira mar, e foi lá que coloquei pela segunda vez meus pés em África quando tinha 18 anos.  Se África foi um divisor de águas em minha vida, Maputo foi o palco dessa mudança.  Cheguei em 1986 e menos de um mês depois (19/10/86) o avião presidencial caiu na África do Sul, matando o presidente
Samora Machel (1º presidente de Moçambique pós-colônia) e membros da comitiva presidencial.  Foi uma grande comoção nacional para este país que tinha pouco mais de 11 anos de independência (1975).  Dezenas de chefes de estado do mundo inteiro vieram a Maputo para participar das cerimônias fúnebres.  Foi lá que comecei a entender correntes político-econômicas mundiais.


Maputo cosmopolita proporciona o encontro com pessoas de várias nacionalidades e crenças religiosas. Vi cristãos e islâmicos  vivendo naturalmente em respeito e harmonia. Conheci católicos convidados a participar da "festa do Ide" Eid-al-fitre  (festa no fim do Ramadan) e muçulmanos para o Natal. Com respeito e tolerância todos ganham.

As ruas largas, planejadas e as acácias vermelhas floridas da Rua 24 de julho, pareciam uma verdadeira pintura (1986) e eram um convite para eu  caminhar a pé.  Observar as  lindas construções como: " Caminhos de Ferro de Moçambique”; casas antigas;  Museu de História Natural; casa de ferro; Mercado da baixa e tantas outras coisas.  Andei muito a pé e sempre que retorno delicio-me com essas caminhadas embora haja cada vez menos acácias e cada vez mais carros.... O povo alegre e as cenas do cotidiano compensam tudo.


Produto em Capulana
Poderia ainda falar da praia, da Ilha da Inhaca (patrimônio biológico da humanidade), dos artistas plásticos, músicos, do porto de Maputo e sua importância econômica para toda a região, do Palácio dos Casamentos, do Xipamanine, do miradouro, etc. mas por hoje termino aqui.  

Se quiser ler mais...

Museu de Historia Natural - Álbum de fotos e eventos   
Artistas Moçambicanos  - (pintores e escultores)  - LIVRO de fotografia “Com as mãos: 24 artistas moçambicanos.”  Luís Abelard.  Edição Babel 2014       
Marrabenta - ritmo do sul de Moçambique - Video –  Xitchuketa Marrabenta – Stewart Sukuma

Porta Celular MAPUTO - Produto em capulana






Nenhum comentário:

Postar um comentário